Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Regra das 10 Mil Horas

Aproveito para postar aqui no blog uma mensagem que encaminhei ao meu grupo de jogo depois de o assunto ter surgido no nosso último encontro e que acredito que possa ser de interesse a quem ler!


Aí Rafa,


Fiquei te devendo de onde saiu a regra das 10 mil horas. Dei uma repassada nos meus livros e encontrei! É o título do capítulo 2 do livro "Fora de Série - Outliers", do Malcolm Gladwell. Livro muito bom, aliás, como os outros dele. Recomendo.

Segundo o autor, baseado em pesquisas do psicólogo K. Anders Ericsson e equipe, e no neurologista Daniel Levitin, "são necessárias 10 mil horas de prática para se atingir o grau de destreza pertinente a um expert de nível internacional - em qualquer atividade (...) compositores, jogadores de basquete, escritores de ficção, esquiadores, pianistas, jogadores de xadrez, mestres do crime, seja o que for (...) Dez mil horas equivalem a cerca de 3 horas por dia, ou 20 horas por semana, de treinamento durante 10 anos. (...) Parece que o cérebro precisa desse tempo para assimilar tudo o que é necessário para atingir a verdadeira destreza."

Nesse capítulo ele analisa os casos dos gênios da informática Bill Joy, Bill Gates, Paul Allen, Steve Ballmer, Steve Jobs, Eric Schmidt, Scott McNealy, Vinod Khosla e Andy Bechtolsheim, além de Mozart e os Beatles e alguns casos entre as 75 pessoas mais ricas da história da humanidade segundo a lista Forbes.

Já praticamos as nossas 3 horas diárias?

Até 2021!

Abraços e boas práticas,
Marcus.

P.S.: muito bom voltar a jogar com vocês todos!

Segue link de uma apresentação do autor explanando o tema do livro - é uma palestra longa, mas muito interessante especialmente para os que não acham tempo para ler:



Para quem quiser saber sobre o livro, deixo alguns links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário