Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Notícia da Semana

Recebi anteontem uma mensagem da amigona Renata Dietrich, colega desde os primórdios na Faculdade de Arquitetura, dizendo que havíamos saído na mesma reportagem. Estando eu e a Miti em Nova Palma durante esta semana inteira, confesso que estive bem alheio aos acontecimentos gerais.


Liguei de volta pra ela e descobri que se tratava da matéria publicada no dia 20 de setembro de 2011 no Casa & Cia, o caderno semanal de arquitetura do jornal Zero Hora, aqui do RS.


Explico um pouco: era uma matéria referente aos ambientes de descompressão, lugares de convívio, descontração e ócio criativo que as empresas de tecnologia estão adotando em seus espaços de trabalho. Nesses ambientes a criatividade rola solta desde a sua concepção, valendo videogame, mesa de sinuca, copa, café, biblioteca, instrumentos musicais, bons espaços para dar uma espairecida e recarregar as baterias.


Neste caso, foram publicados três trabalhos, sendo dois com a nossa participação - a ThoughtWorks e o Grupo RBS - e um terceiro (Travel Explorer) da Re e da Mariane, sócia dela. Os três estão no Tecnopuc, o parque tecnológico da PUCRS, mais precisamente no edifício chamado Portal Tecnopuc, novinho em folha lá no complexo, projeto do escritório Santini e Rocha.

As nossas duas participações vêm de uma parceria forte da Octo Coletivo com a Arq. Raquel Utz - com quem a Miti trabalhou alguns anos atrás - e que conta com sua equipe da qual também é colaboradora a Arq. Leila Aguiar.


O projeto da ThoughtWorks começou no final de julho de 2010 e foi entregue no início de novembro daquele ano, ocupando pouco mais de meio pavimento do edifício. O projeto do Grupo RBS ocupa um pavimento inteiro, começou no final de março de 2011 e foi entregue no começo de julho deste mesmo ano. 


O que os dois tiveram em comum? Pesquisa intensa, insights rápidos, necessidade de acomodar bastante gente de forma organizada e com um dimensionamento adequado, espaços flexíveis para reuniões e múltiplos usos sem uma estrutura hierarquizada comum em empresas mais tradicionais. 


Foram trabalhos intensos que exigiram de nós capacidade de dar respostas eficientes e eficazes desde a concepção até a finalização, e que, muito velozmente, puderam ser executados e entregues aos usuários, o que nos traz a satisfação de ver os projetos realizados!


Segue o link e fotos (estão pequenas, e a fonte é o site do jornal Zero Hora) para a matéria no site da ZH: http://migre.me/5KYvY



O primeiro é um pedaço da descompressão da ThoughtWorks e o segundo, um detalhe da descompressão da RBS.




Ficou curioso, ou interessado em saber mais sobre o que eu faço quando estou trabalhando? Acesse estes links da Octo: Site, Blog, Facebook, Fan Page, Twitter, LinkedIn, Companies,  Flickr e You Tube.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário